Bancos.pt

Desvantagens do crédito pessoal

Perante as vantagens do crédito pessoal muitas vezes não hesitamos em optar por este tipo de crédito, no entanto, devemos sempre analisar as desvantagens que o crédito pessoal apresenta.

Desvantagens do crédito pessoal estão muitas vezes escondidas, impedindo uma análise correta deste tipo de empréstimo.

Desvantagens do crédito pessoal

Maiores desvantagens do crédito pessoal

Tenha em consideração as seguintes desvantagens do crédito pessoal:

  • O reduzido valor do montante está associado a uma taxa de juro alta.
  • A utilização impulsiva do crédito devido à facilidade e rapidez pode provocar uma acumulação de créditos, levando a um aumento dos juros, danificando o orçamento familiar.
  • Tenha em atenção a publicidade, pois muitas vezes ela cria ilusões relativamente à prestação, assim como esconde o valor real dos juros, devido à facilidade em adquirir este crédito.
  • Não se decida pela primeira entidade credora, analise diversas empresas e as condições de cada uma.
  • Custos de contrato elevados.
  • Penalizações elevadas caso não cumpra com o pagamento.

Antes de optar por este tipo de crédito realize diversas simulações, compare e analise. Na internet poderá realizar esta operação comodamente. Importa ainda ressalvar que deverá analisar a sua taxa de esforço, isto é, o peso das suas prestações com empréstimos no seu rendimento. Quanto mais baixo for esse valor melhor.

Para que possa comparar as desvantagens do crédito pessoal com as vantagens leia o artigo sobre as vantagens do crédito pessoal.

Autor:

Licenciado em Contabilidade e Administração, no ramo de Fiscalidade pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e ainda Pós graduado em auditoria pelo mesmo Instituto. Exerce um cargo de administrador financeiro desde 2001.

Os nossos parceiros

Cofidis
Credibom
Logo
Instituto do Cliente
NSeguros
Banco Best