Bancos.pt

Tipos de taxas existentes – conheça todas

As taxas representam quantias obrigatórias de dinheiro que são pagas em função da possibilidade de aquisição de um produto ou utilização de um serviço. Aplicadas aos mais diversos serviços disponíveis, como é o caso de empréstimos bancários, diversos são os tipos de taxas existentes, e o seu valor é determinado com base no preço final do serviço, ao qual será cobrada uma percentagem tributária, cujos números poderão variar expressivamente de organização para organização.

Conhaça os tipos de taxas existentes

Os diversos tipos de taxas existentes

A aplicação dos diversos tipos de taxas existentes variará consoante as condições impostas pelo usufruto de um determinado serviço. Dependendo da taxa aplicada, os prazos de pagamento, percentagens cobradas e oscilações no valor das mesmas, poderão ser alvo de variações consideráveis. Apesar de nem sempre dependerem das preferências dos clientes, em muitos casos existe a possibilidade de escolha do tipo de taxa à qual se pretende submeter, de forma a experienciar um plano de pagamento mais facilmente ajustável às suas possibilidades pessoais. Apesar dos valores se manterem quase sempre os mesmos, os prazos de pagamento e condições de tributação poderão, frequentemente, vir a ser discutidos.

Taxas fixas

Estas taxas caracterizam-se por nunca variarem ao longo de todo o processo de liquidação de uma dívida. Desde o início até ao final do contrato, as taxas manter-se-ão sempre as mesmas, e por isso oferecem ao devedor a possibilidade de usufruir de níveis de risco extremamente reduzidos durante todo o período de pagamento. Entre os diversos tipos de taxas existentes, as taxas fixas são ideais para quem não gosta de surpresas, e apesar de exigirem o pagamento de percentagens mais altas, garantem a manutenção total dos valores durante o número de anos acordado no contrato.

Taxa variável

As taxas variáveis estão altamente sujeitas às oscilações de mercado, e os valores associados às mesmas alteram-se frequentemente, oferecendo assim grandes incertezas relativamente à totalidade do pagamento a ser efetuado no futuro. Em compensação, o valor inicial tende a ser extremamente mais baixo do que na taxa fixa.

Taxa nominal

Identificada como taxa anual nominal, esta é uma taxa que deverá sempre constar nos contratos de crédito e aplicações financeiras, e têm uma correspondência equivalente ao período total de um ano.

Taxa efetiva

Entre os diversos tipos de taxas existentes, a taxa efetiva é aquela aplicada quando o período de aplicação é igual ao período de capitalização, e reflete o número exato referente ao valor total a pagar pelos juros, ao contrário da taxa nominal.

Conhecer os diversos tipos de taxas existentes é uma medida essencial para quem pretende usufruir de um crédito, pois permite-lhe avaliar os diversos fatores inerentes ao contrato, através da utilização de conhecimento factual para efetuar uma escolha mais sensata e ponderada.

Autor:

Licenciado em Contabilidade e Administração, no ramo de Fiscalidade pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e ainda Pós graduado em auditoria pelo mesmo Instituto. Exerce um cargo de administrador financeiro desde 2001.

Os nossos parceiros

Cofidis
Credibom
Logo
Instituto do Cliente
NSeguros
Banco Best