Caixa Geral de Depósitos
Sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD)
A Caixa geral de Depósitos (CGD) foi fundada no mês de Abril de 1876 nessa altura era administrada pela Junta de Crédito Publico, com a finalidade de recolha de depósitos obrigatórios por imposição da lei ou dos tribunais. Estava também autorizada a receber depósitos voluntários como a restitui-los a pedido dos seus depositantes, o montante não podia exceder certa quantia e tinha de ser em numerário.
A carta de lei de 26 de Abril de 1880 criou a Caixa Económica Portuguesa que era administrada pela Junta de Crédito Publico por intermédio da CGD e o objetivo era incentivar o espírito de economia à classe menos abastada. Em 1885 os fundos da Caixa Económica Portuguesa passaram a ser geridos pela CGD. Foi em 21 de Maio de 1896 que houve uma evolução que viria a ser fundamental na autonomia da Caixa em relação à Junta de Crédito Publico, uma vez que nessa altura foi criada a Caixa de Aposentações e o Monte da Piedade Nacional.
De Maio de 1896 até 1993 passou a ter o nome de Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Providência. No ano de 1969 assume o estatuto de empresa publica. Em 1988 com a aquisição de títulos maioritários do Banco Nacional Ultramarino e a compra de uma parte da companhia de seguros Fidelidade, foi constituído o Grupo CGD.
Ao assumir características de um banco universal e ao transformar-se numa empresa de capitais unicamente públicos, a designação é alterada para CGD S.A. em 1993. Depois disso o banco comprou em Espanha o Banco Luso Español, o Banco de Extremadura e o Banco Siméon. Estes três bancos formaram uma única instituição. A CGD adquiriu ainda o Banco Caixa Geral, na África do Sul compra o Mercantile Lisbon Bank Holdings, o banco Comercial de Investimento em Moçambique, em Cabo Verde o Banco Interatlântico, SARL e o Banco Comercial Atlântico, nos Estados Unidos o Crown Bank.
Em 2001 ocorre a absorção do Banco Nacional Ultramarino. No ano de 2012 é concluída a compra do BANIF CVC, ficando assim com 100% dos poderes da antiga concorrente do Banco BANIF no Brasil. A CGD favorece as ligações a longo prazo com os clientes, retribuindo através de uma oferta completa de produtos e serviços.
SOLUÇÕES FINANCEIRAS CGD
- Particulares
- Empresas
- Caixa azul
- Jovens
- Residentes no Estrangeiro
- Caixa Woman
- Caixa Ativa
- Universitários – Caixa IU
A CGD foi reconhecida com o prémio Superbrands – como marca de excelência nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013. “Superbrands são produtos ou serviços de Excelência que oferecem um benefício claro e diferenciador, que cumprem as suas promessas, geram notoriedade, assumem uma personalidade e uma escala de valores definidos, permanecendo fieis aos seus princípios”.
A CGD é o maior grupo financeiro português e encara o futuro com otimismo e confiança.
Fonte: www.cgd.pt
Informação: Os dados apresentados neste texto têm como base informações obtidas até à data de publicação. A informação contida neste texto não dispensa a consulta do prospecto.