Como fazer uma transferência bancária

como-fazer-transferencia-bancaria

Pretende enviar dinheiro ou fazer algum pagamento a alguém de forma segura e rápida? Através do IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) da pessoa ou entidade poderá transferir um certo montante de dinheiro, desde a sua conta, de uma forma muito simples e prática. Poderá fazê-lo de três maneiras diferentes, sendo via Multibanco, dirigindo-se ao balcão do banco ou através do serviço Homebanking.

Como fazer uma transferência no Multibanco?

É muito simples, deverá dirigir-se à caixa Multibanco mais próxima e, através do seu cartão multibanco, ou de crédito, poderá executar transferências. Deverá colocar o PIN do seu cartão e depois terá acesso a um leque de variadas opções, selecione “Transferências” e preencha os espaços com o IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) e o valor que pretende transferir.

Depois aparecerá uma nova janela com o nome do titular da conta e do montante que pretende enviar, após a confirmação de todos os dados poderá clicar em continuar/confirmar. Caso tenha digitalizado algum número do IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) incorretamente e apareça inválido ou o nome de outra pessoa, poderá sempre cancelar a operação.

Garanta uma maior segurança e guarde sempre o comprovativo das transferências multibanco que fizer.

Como fazer uma transferência através do Homebanking?

Primeiro deverá aceder à página do Homebanking do seu banco e entrar na sua conta, depois o processo é muito idêntico ao do Multibanco. Clique em “Transferências bancárias” depois preencha os dados e o respetivo valor, no final da operação receberá um comprovativo digital, conserve-o para uma maior segurança.

Quanto tempo demora uma transferência bancária?

Para quem nunca fez uma transferência bancária, esta é uma questão muito pertinente. Antes de efetuar a transferência deverá informar-se de forma correta dos prazos estabelecidos por cada banco, só assim evitará situações constrangedoras em que se compromete com alguém e, devido ao tempo da transferência, o dinheiro não esteja disponível na data estabelecida.

Antes de mais, deverá informar-se junto da sua instituição bancária os prazos estabelecidos.

Existem algumas exceções mas, por norma, os prazos estabelecidos pelos bancos são os seguintes:

  • Transferências feitas até às 15 horas (mesmo banco)- A transferência estará disponível na conta no próprio dia;
  • Transferências depois das 15 horas (mesmo banco)- O dinheiro poderá estar disponível apenas no dia seguinte;
  • Transferências até as 15 horas (bancos diferentes) – A transferência poderá demorar até 24 horas;
  • Transferências depois das 15 horas (bancos diferentes) – O dinheiro poderá demorar até 48 horas a estar disponível na conta de destino.

As transferências têm custos adicionais?

Quando se trata de uma transferência no mesmo banco (intrabancária) normalmente não é imposto nenhuma comissão, já se for entre bancos diferentes (interbancária) pode ser cobrado um determinado valor.

Antes de executar a sua transferência bancária deverá informar-se sobre os custos aplicados pelos bancos, consoante o método utilizado (multibanco, homebanking ou balcão do banco).

Como fazer transferência bancária internacional

Dirigindo-se às instituições bancárias, no seu horário de funcionamento, poderá fazer transferências bancárias a nível nacional e internacional. Os custos aplicados nas transferências podem variar de acordo com o cada banco, assim, é aconselhável que se informe antes. Para fazer uma transferência bancária na Europa é usual os bancos requererem os seguintes dados:

  • Nome completo do beneficiário (Titular da Conta);
  • Montante a transferir;
  • IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) que tem, no máximo, 34 caracteres;
  • Código internacional de identificação de Banco, em inglês Bank Identifier Code (BIC) ou SWIFT;
  • Morada e país de destino;
  • Poderá ainda deixar alguma informação no espaço “Observações”.

Para países fora da Europa, o processo é igual, a única distinção é que deverá indicar qual é a moeda utilizada. Se quiser optar por fazer a transferência bancária internacional através do serviço Homebanking, existem bancos que permitem fazê-lo de forma rápida e segura.

Fonte: http://saldopositivo.cgd.pt/aprenda-descodificar-o-talao-multibanco/ https://www.cgd.pt/Particulares/Contas/Pages/Transferencias-Internacionais.aspx

Última revisão feita em 29 de Julho, 2016.

Informação: Os dados apresentados neste texto têm como base informações obtidas até à data de publicação. A informação contida neste texto não dispensa a consulta do prospecto.