Desvantagens do Crédito Consolidado
Apesar deste ser um dos créditos mais requisitados neste momento em que o país se encontra numa crise constante, é importante saber quais as desvantagens do crédito consolidado, podendo assim definir estratégias futuras e escolher o melhor para as suas necessidades.
Na maioria das vezes a falta de informação é o motivo principal para uma má escolha, contudo o nosso objetivo é colmatar esse mesmo erro. Vamos assim mostrar e explicar quais as desvantagens do crédito consolidado de forma a conseguir aconselhar da melhor forma possível as famílias portuguesas a encontrar a melhor solução para o seu caso.
Quais as desvantagens do crédito consolidado
Apesar de todas as vantagens do crédito consolidado, existem outras desvantagens que merecem ser destacas para que os interessados possam fazer a sua escolha adequada às necessidades.
Mensalidade – apesar deste ser um dos fatores que leva as famílias a optar por um crédito consolidado para resolver parte dos seus problemas financeiros, diminuir drasticamente a mensalidade não é uma vantagem. Diminuir o valor a pagar mensalmente vai significar um prazo de pagamento bastante mais alargado, o que em alguns casos significa uma ligação quase eterna com a instituição financeira.
Facilidade de acesso – sendo este um dos créditos mais requisitados nos dias de hoje, a facilidade de acesso ao mesmo tornou-se uma das grandes desvantagens do crédito consolidado. Tendo em conta que em alguns casos a aquisição deste crédito será um compromisso para o resto da vida, é imperativo que a sua aquisição seja feita com moderação e a facilidade de acesso ao mesmo não facilita nada.
Dicas para ultrapassar as desvantagens do crédito consolidado
Apesar de ser algo que nunca é possível ultrapassar por completo, existem algumas dicas que pode seguir para conseguir dar a volta às desvantagens do crédito consolidado, desde que as faça com os objetivos em cima da mesa e a escolha seja a acertada.
A primeira coisa a ter em atenção é conseguir um bom equilíbrio entre a mensalidade a pagar e o prazo de pagamento. Para alguns é importante baixar ao máximo a mensalidade, mas aconselhamos sempre a encontrar um valor de ruptura, isto é, perceba qual o valor máximo que pode pagar sem afetar o seu orçamento familiar e reduza drasticamente o prazo de pagamento.
Outra dica, não menos importante, é analisar muito bem todas as cláusulas do contrato que assinar, leia as entrelinhas e as taxas a que estará sujeito, assim evita pagar algo sem o seu conhecimento.
Informação: Os dados apresentados neste texto têm como base informações obtidas até à data de publicação. A informação contida neste texto não dispensa a consulta do prospecto.