Como prevenir acidentes domésticos – saiba os truques
Muito se fala na contratação de seguros para a proteção da sua habitação, mas a verdade é que, por mais úteis que os mesmos se possam revelar, de pouco valerão caso não conheça e siga todas as regras necessárias para prevenir acidentes domésticos.
A sua casa é um bem importantíssimo, e ao negligenciar a segurança da mesma, não só estará a colocar em risco o seu património financeiro, como também a segurança daqueles que lhe são mais próximos.
Evitar eficazmente acidentes domésticos é uma tarefa que poderá requerer muita atenção e cuidados redobrados. No entanto, ao consciencializar-se da importância da adoção das medidas necessárias para tal, acabará por sair extremamente beneficiado através da diminuição drástica das probabilidades de ocorrência de acidentes e fatalidades que possam comprometer seriamente a segurança da sua família.
Siga as nossas dicas para prevenir acidentes domésticos
Se tem por objetivo prevenir acidentes domésticos com toda a eficácia possível, então deverá começar por, antes de tudo, conhecer bem a sua habitação, de modo a determinar quais os principais perigos em relação aos quais ela está mais sujeita.
Nem todas as casas são iguais, e por isso as medidas de segurança a serem adotadas poderão variar significativamente consoante as particularidades das mesmas. No entanto, existem algumas regras básicas que deverão sempre ser seguidas em qualquer casa, pois muito contribuirão para prevenir uma enorme diversidade de infortúnios.
Mantenha-se atento a portas, janelas e varandas
Prestar uma atenção especial a todas as saídas para a rua poderá revelar-se como uma excelente forma de prevenir acidentes domésticos. Se tem crianças, existe sempre o risco de que as mesmas se sintam tentadas a explorar o que está do lado de fora, originando assim a possibilidade, não só de quedas perigosas, como também de raptos e desaparecimentos. Sempre que não estiver por perto, mantenha as janelas fechadas, pois assim conseguirá evitar imensos acidentes.
Aquecedores e lareiras
Tanto os aquecedores como as lareiras oferecem um elevado risco de queimaduras e disseminação de fogos, caso estejam situados perto de materiais inflamáveis. Preste atenção ao local onde os seus aquecedores e lareiras estão situados, e se possível utilize uma capa protetora, para diminuir as probabilidades de acidentes.
Cuidado com o gás
Esta é uma regra tão básica para prevenir acidentes domésticos que já nem devia ser referida, mas o facto é que ainda muitos são aqueles que negligenciam completamente os cuidados a ter com o gás. Antes de sair de casa, tenha sempre como hábito verificar se todas as saídas de gás se encontram desligas, pois assim estará a prevenir-se contra muitos acidentes.
Mantenha isqueiros e produtos inflamáveis longe de crianças
Muitos fogos e explosões acontecem pelo simples facto das crianças terem acesso a isqueiros, fósforos e produtos inflamáveis. Para evitar acidentes deste tipo, mantenha sempre os objetos potencialmente perigosos o mais afastados possível das crianças, de modo a que não tenham a mínima oportunidade de lhes ter acesso.
Invista num extintor e num alarme de incêndio
Todas as casas deviam possuir um extintor e um alarme de incêndio. Infelizmente, muitos são aqueles que consideram tal como sendo desnecessário, e assim acabam por colocar a vida dos seus em perigo. Ao ter um alarme de incêndio instalado e um extintor sempre à mão, estará contribuir ativamente para prevenir acidentes domésticos com um enorme potencial destrutivo.
Estas são apenas algumas regras simples que deverão sempre ser utilizadas para prevenir acidentes domésticos. É fácil colocá-las em prática, e muito poderão fazer pela segurança de toda a sua família.
Informação: Os dados apresentados neste texto têm como base informações obtidas até à data de publicação. A informação contida neste texto não dispensa a consulta do prospecto.