Dicas para Segurança do Cartão de Crédito
A adoção das devidas medidas de segurança do cartão de crédito é de indispensável importância para se manter prevenido contra os mais diversos tipos de fraudes que tão comuns são nos dias de hoje.
Apesar de precisar apenas de seguir à risca algumas simples regras para se manter totalmente protegido, a verdade é que muitos são aqueles que, com alguma regularidade, se vêm envolvidos em problemas de ordem financeira por não terem tomado todas as precauções necessárias com a utilização do seu cartão de crédito.
A utilização de um cartão de crédito requer um grande nível de responsabilidade, pois uma simples distração, poderá ser mais do que o suficiente para o colocar numa posição extremamente desfavorável. E a prova disso é que, todos os anos, milhares de Portugueses são vítimas de fraudes com cartões de crédito que acabam por resultar na perda de montantes elevadíssimos de dinheiro.
Algumas dicas para preservar a segurança do seu cartão de crédito
Atingir um bom nível de segurança do cartão de crédito poderá revelar-se uma tarefa relativamente simples, caso esteja disposto a prestar atenção às medidas básicas de prevenção contra roubos e fraudes. Como objeto extremamente valioso que é, o cartão de crédito encontra-se suscetível a ser alvo dos mais diversos tipos de ações criminosas, que têm por objetivo sacar todo o dinheiro possível do mesmo. Levando em conta todos os riscos, prevenção deverá ser encarada como palavra de ordem, e para tal não deverá nunca deixar de respeitar todas as regras básicas de segurança associadas à utilização do seu cartão de crédito.
Atenção a quem fornece os dados do seu cartão de crédito
Esta é uma regra de ouro, mas que, infelizmente, nem toda a gente respeita. Nunca forneça os seus dados, a menos que tenha a certeza absoluta de que não existirá qualquer tipo de problema de segurança em fazê-lo. Sempre que os dados lhe forem solicitados, certifique-se de que a pessoa ou entidade que os obterá é de total confiança, pois só assim poderá evitar surpresas verdadeiramente desagradáveis.
Cuidado com a utilização do cartão de crédito online
Ao efetuar compras online, a segurança do seu cartão de crédito poderá vir a ficar comprometida, uma vez que é através da internet que a maioria das fraudes com cartão de crédito é cometida. Tenha bastante atenção aos sites onde pretende efetuar a sua compra, e antes de o fazer, certifique-se de que o mesmo é de total confiança. Para tal, deverá procurar o maior número de feedback possível em relação ao mesmo, pois só assim terá a certeza de que está a lidar com uma empresa idónea.
Guarde sempre o seu cartão em locais seguros
Para começar, evite levar o seu cartão consigo sempre que sair de casa, a menos que esteja mesmo a pensar utilizá-lo. Tal diminuirá imenso as probabilidades de vir a perdê-lo ou a ser roubado. Mantenha-o num lugar seguro, em casa, e certifique-se de que ninguém tem acesso a ele.
Cuidado com as senhas
Se pretende preservar ao máximo a segurança do seu cartão de crédito, nunca dê a sua senha a ninguém. A senha deverá ser sempre pessoal e confidencial, e ninguém, para além de si, deverá conhecê-la. Para além disso, não se esqueça de utilizar uma senha forte e difícil de ser decifrada.
Aja corretamente em caso de perda
Perder um cartão de crédito é algo perfeitamente normal e comum. No entanto, caso tal aconteça, não deverá nunca esquecer-se de ligar ao seu banco a pedir o cancelamento do mesmo, pois só assim poderá evitar que, quem o roubou ou encontrou, lhe possa dar qualquer tipo de uso. Esta regra é essencial para manter a segurança do seu cartão de crédito, e deverá sempre ser respeitada.
Como pode ver, estas são regras extremamente simples de serem seguidas, mas que poderão beneficiar imenso a segurança do seu cartão de crédito. Utilize o cartão sempre com a máxima responsabilidade possível, e nunca deixe de estar consciente de todos os perigos que lhe estão associados.
Informação: Os dados apresentados neste texto têm como base informações obtidas até à data de publicação. A informação contida neste texto não dispensa a consulta do prospecto.